2011/08/04

Cada dia é...


Não resisti a compartilhar isto convosco...

Dona "Maria Jiló" é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todos os dia às 8 da manhã já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
Hoje mudou-se para uma casa de repouso: o marido, com quem viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.
Depois de esperar pacientemente, duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a assistente veio dizer que o seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andarilho na direção do elevador, fiz uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Interrompeu-me com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de receber um cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas....
- Dona "Maria Jiló", a senhora ainda nem viu o seu quarto... Espere um pouco...
- Isto não tem nada a ver, respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo a minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todos os dias quando acordo.
Sabe, eu  posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem. Ou posso levantar-me da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.  
- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e todos podem aprender, e exigiu de mim um certo “treino” ao longo dos anos, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.
Calmamente continuou:
Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: só se retira aquilo que se guardou. Então, o meu conselho é depositar um monte de alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.

*Autor desconhecido (por mim, claro)

Sem comentários:

Enviar um comentário