2011/07/28

Restaurantes onde só se paga o que se pode pagar!!

Ron Shaich, fundador dos cafés “Panera Bread”, é uma voz que fala para os mais desfavorecidos e com ideias diferentes. No ano passado, Shaich começou algo novo em Clayton, no Missouri. Abriu uma “Panera Bread - pay-what-you-can café” - Café Paga o que Podes - e tem sido um enorme sucesso, tanto que, desde então, ele abriu mais dois espaços - em Dearborn, Michigan, e Portland, Oregon. O objetivo, agora, é abrir mais em diversas comunidades em todo o país (EUA) – sempre com base no princípio de que as pessoas com mais meios podem ajudar a compensar aquelas com menos.
E esta lógica foi confirmada. Usando o slogan, "Coma o que precisa, deixe a sua parte", os cafés estão a funcionar muito bem. Shaich afirma que 60 por cento dos clientes pagam o preço sugerido, 20 por cento pagam mais, e outros 20 por cento pagam menos ou nada. O valor líquido médio é aproximadamente 80 por cento do preço de venda sugerido e as lojas estão a gerar receitas bem acima de seus custos. Curiosamente, não há caixas registadoras e o que conta é a humildade e a generosidade, só há recepcionistas e caixas de doações para preservar a dignidade e recolher ofertas. Mais ainda, alguns daqueles que não podem contribuir monetariamente oferecem o seu tempo e trabalho o que, por sua vez, reduz os custos operacionais do negócio.
Para Shaich existe uma imagem maior: "A visão para o “Panera Bread” Café é usar as suas capacidades como restaurante para atender às reais necessidades da sociedade e ter um impacto direto nas comunidades. Assim, a Fundação desenvolveu estes cafés comunitários para fazer a diferença, abordando as questões de insegurança alimentar que afetam milhões de americanos. " Mais de 50 milhões, para ser exato.
Embora alguns possam considerar este esforço como um exemplo de socialismo, o “Panera Bread” tem um valor de mercado de $4 biliões e emprega 60.000 funcionários e é, acima de tudo, mais um exemplo de capitalismo consciente em ação. Com a “Panera Cares Foundation”, Shaich divide a riqueza através de um empreendimento que tem como base o conceito de que o alimento é um direito, não um privilégio. 
A ideia surgiu após Shaich e a sua família passarem algum tempo a fazer voluntariado em cozinhas públicas e armazéns de alimentos - uma actividade regular para a família Shaich. Acabaram por chegar á conclusão de que as filas de espera para receber alguma comida são desumanizantes e pouco dignificantes.
Mas os Café “Panera Bread” não são caso único nos Estados Unidos, há mais exemplos destes em Denver, no Colorado - os SAME – que também estão espalhados um pouco por todo o país. Em Red Bank, New Jersey, - o Soul Kitchen – criado pelo músico Bon Jovi. E há muitos outros espaços criados com a intenção de servirem de apoio comunitário e não importa os meios, o objetivo final é o mesmo em cada um desses casos: alimentar as pessoas como um serviço à comunidade e com dignidade. 

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