Ameaça às bibliotecas
Todas as bibliotecas de Camden, na Nova Jersey, nos Estados Unidos, serão fechadas no final do ano. A necessidade de fazer cortes no orçamento faz com que a cidade vá fechar as suas três bibliotecas e vá doar, vender ou destruir todos os seus livros e materiais.
Mais de cem anos de serviço
O sistema de bibliotecas da cidade, que abriu as portas em 1904, pode acabar sendo destruídos os 187 mil livros, porque a cidade perdeu o financiamento do Estado que permitiu que as bibliotecas continuassem a funcionar. Os livros têm de ser destruídos para evitar que se tornem um perigo de incêndio, uma vez que os edifícios serão encerrados.
Crise nas nossas cidades
Camden não é a única cidade americana que enfrenta a perda dos serviços de biblioteca. No início deste ano, catorze bibliotecas em Queens, Nova Iorque, deixaram de funcionar aos fins de semana. Isso apesar de que, com a actual recessão, as bibliotecas serem mais populares junto dos cidadãos que procuram opções de entretenimento relativamente barato. O presidente de Nova Iorque revelou que as visitas ao sistema de bibliotecas da cidade é maior agora do que nos últimos cinquenta anos.
Enquanto as cidades se esforçam para absorver o deficit orçamental os cidadãos estão a ser deixadas com cada vez menos serviços.
Enquanto as cidades se esforçam para absorver o deficit orçamental os cidadãos estão a ser deixadas com cada vez menos serviços.
O que nos espera no futuro?
A perda de bibliotecas é mais do que o desaparecimento de livros.
As bibliotecas são pilares vitais da comunidade.
Será que as nossas cidades e vilas poderão ter vida apenas como meras colecções de casas e shoppings, uma vez as escolas e bibliotecas estão a ser fechadas?
Sem comentários:
Enviar um comentário