Estamos no Verão e tem feito muito calor em todo o país. Logo, o consumo de água impõe-se para todos. Será que vale a pena gastar dinheiro na água engarrafada? Porque não se leva água de casa?
Os fabricantes de água engarrafada «conseguiram transmitir a ideia de que os seus produtos são mais puros e mais seguros do que a água da torneira”.
Mas a verdade é que a água engarrafada pode custar até 10 vezes mais por litro do que a água da torneira.
Quanto à qualidade, a realidade é que a água da torneira tem de obedecer as padrões de qualidade mais rigorosos do que água engarrafada, e em alguns casos a água engarrafada é apenas água da torneira disfarçada. Além do mais, o nosso consumo crescente de água engarrafada - mais de duas dezenas de litros por habitante, segundo algumas estatísticas – é um importante “combustível” de uma indústria insustentável que cobra um pesado tributo sobre o meio ambiente.
Aproximadamente 1,5 milhões de barris de óleo de petróleo – o suficiente para fabricar 100 mil carros - são usados para fabricar garrafas de água de plástico e, não nos esqueçamos que o transporte destas garrafas afecta ainda mais o ambiente.
O crescimento na produção de água engarrafada aumentou a extracção de água em áreas próximas das unidades de engarrafamento, levando à escassez de água que afecta os consumidores e agricultores nesses locais. Além dos milhões de litros de água utilizados no processo de produção do plástico, dois litros de água são desperdiçados no processo de purificação para cada cinco litros que entram nas garrafas.
E, já agora, não se esqueça de que o plástico se altera quando exposto ao sol!
Já reparou como são transportados os “simpáticos” recipientes de plástico onde é vendida a água engarrafada?
Quase 90 por cento das garrafas de água não são recicladas e acabam em aterros sanitários onde levam milhares de anos para para se decompor.
Portanto, da próxima vez que sentir sede, renuncie à garrafa e vá à torneira. Não se esqueça de que os padrões de qualidade para a água da torneira são mais rigorosos do que os usados para a água engarrafada, a água potável da torneira é tão segura ou mais segura do que a engarrafada.
Se, no entanto, não gosta do sabor da água da torneira ou duvida da sua qualidade, você pode comprar um jarro com filtro ou instalar um filtro de torneira barato para remover quaisquer resíduos de substâncias químicas e bactérias. Se vai sair de casa, encha uma garrafa reutilizável da sua torneira e vá a recarregando ao longo do caminho.
Beba água... mas seja amigo do ambiente!